• Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
  • 02:45h
23 de Junho de 2022

Viveiro produz média de 15 mil mudas por mês e processo de produção é referência para UFMT de Sinop

Viveiro produz média de 15 mil mudas por mês e processo de produção é referência para UFMT de Sinop

Com uma produção média de 15 mil mudas ao mês e capacidade para gerar até 20 mil, o Viveiro Municipal Roque Canelli é referência em Sinop. Somente no mês de abril, foram produzidas 17 mil mudas entre espécies ornamentais, arborização, frutíferas, nativa e reflorestamento. A produção varia pela dependência da coleta de sementes e da germinação, além da disponibilidade de poda dos canteiros para confecção de estaca – um pedaço do material vegetal da planta mãe que dará origem a uma nova muda.

Pelo sucesso no processo, a unidade serve como ponto de pesquisa e conhecimento por parte dos alunos do curso de engenharia Florestal da Unidade Federal de Mato Grosso, campus local. Um grupo de alunos visitou a unidade ontem (22) e puderam, em conversa com a responsável pelo viveiro, engenheira florestal, Beatriz Miotto, conhecer o processo de produção da unidade.

“O viveiro é um campo perfeito para esses alunos, porque além de se disponibilizar várias espécies de árvores, ela funciona dentro de unidade de conservação permanente. É um campo cheio para pesquisas científicas e conhecimentos. Esses alunos puderam conhecer nossa produção e associar a teoria aprendida em sala de aula com a prática aqui no viveiro”, disse ela.

Uma variedade grande de espécies são produzidas. Para arborização são disponibilizadas pelo menos 10 espécies diferentes; de frutíferas são 11; nativa e para reflorestamento também 10. Para ornamento, são produzidas 3, a lantana, periquito roxo e azuzinha. Apesar de ser carro chefe da produção, Beatriz informa que as mudas ornamentais não são disponibilizadas para população devido à alta demanda interna da Prefeitura de Sinop. “Atualmente toda nossa produção é absorvida pela própria prefeitura para embelezar nossas praças públicas e canteiros centrais. Desde maneira, não temos estoque para doação, por isso não são disponibilizadas”, explica.

O viveiro é aberto ao público de segunda à sexta-feira das 6h às 12h. Ele fica em anexo ao Parque Jardim Botânico - localizado na avenida dos Flamboyants, no Jardim Botânico. Cada munícipe tem direito de escolher até três mudas diferentes. Para retirar basta se dirigir ao viveiro, apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em conjunto com um documento oficial com foto e fazer a escolha da muda.

A secretaria salienta que mudas para reflorestamento, por ser quantidade grande, precisa de uma autorização prévia da pasta. A Secretaria de Meio Ambiente fica localizada na rua das Amendoeiras, n. 327, Centro – aos fundos do Hospital Regional de Sinop.

Confira as espécies disponíveis:

Arborização - Oiti, Alecrim de Campinas, Murta, Manguba, Pau Ferro, Pata de Vaca, e as quatro cores de Ipê;

Frutíferas - Cupuaçu, Jambo, Açaí, Uvaia, Pitanga, Amora, Goiaba, Tamarindo, Bacupari, Guaraná, Caju;

Nativa e de Reflorestamento - Ipê Roxo, Cumaru/Champanhe, Itaúbas, Jenipapo, Catando, Seringueira, Ingá, Jatobá, Cerejeira, Peroba Mica.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Roneir Corrêa