• Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
  • 14:01h
13 de Maio de 2022

Secretaria desenvolve plano de segurança para o trânsito e aponta soluções para cruzamentos críticos

Secretaria desenvolve plano de segurança para o trânsito e aponta soluções para cruzamentos críticos

Com objetivo de aumentar a segurança para os condutores no trânsito e dar soluções para alguns pontos considerados críticos da cidade, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano elaborou um Plano de Segurança para o Trânsito baseado em estudos de viabilidade e engenharia. O documento aponta os investimentos a serem realizados em cruzamentos com maior incidência de acidentes.

Entre as melhorias a serem realizadas, de forma gradativa, estão a instalação de semáforos, botoeiras e redutores de velocidade. “Essa adequação para modernização do trânsito e para redução dos índices de acidentes, é em atendimento ao pedido do prefeito Roberto Dorner, que tem se mostrado preocupado com o assunto.  O objetivo é solucionar os cruzamentos de conflito, onde há maior fluxo de veículos e consequentemente maior índice de acidentes. Para isso serão instalados semáforos e botoeiras”, explicou o secretário da pasta, major Joubert Sacramento.

Para este primeiro momento, já foram definidos, como prioridade de adequação, a instalação de semáforos em 10 cruzamentos, sendo eles: Av. dos Jacarandás  com Av. das Palmeiras; Av. dos Jacarandás com Av. Perimetral Sul; Rua das Caviúnas com Avenida das Itaúbas; Av. das Itaúbas com Av. das Embaúbas; Av. das Figueiras com Av. dos Ingás; Av. Foz do Iguaçu com Av. Maringá (Jd. Terra Rica); Rua Colonizadora Ênio Pipino ( Viaduto do São Cristóvão); Av. das Figueiras com Av. das Acácias e Av. André Maggi com Av. das Figueiras.

O plano engloba também a instalação de botoeiras, um dispositivo de comando manual para auxiliar pedestres na travessia de ruas e avenidas. São oito pontos já definidos para este primeiro momento e instalação imediata, sendo dois na Av. André Maggi, um em frente à UPA 24 Horas e outro na entrada do bairro Jardim Boa Esperança; na Avenida dos Tarumãs, no Jardim Maringá; Avenida das Itaúbas, em frente ao Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller; Av. dos Jequitibás em frente à Emeb Rodrigo Damasceno (Jd. das Violetas); Av. das Acácias, no Jardim Botânico; Av. dos Jacarandás, Setor Residencial Norte e na Rua dos Cambarás, em frente à Emeb Ana Cristina de Sena (Jd. Santa Rita).

“Além de aumentar a segurança dos usuários do trânsito, esses dispositivos garantem também o controle do tráfego. Então com essas soluções, já conseguiremos solucionar dois problemas de uma única vez. Mas aproveitamos para conscientizar os condutores de que para que esses dispositivos, somados às sinalizações já implantadas, tenham resultados, é preciso que cada motorista, pedestres e motociclistas se atentem às regras de trânsito e adequem o comportamento no trânsito”, ressaltou Sacramento.

A Prefeitura de Sinop já está com um processo licitatório em andamento para investir cerca de R$ 4,8 milhões para aquisição e instalação dessas sinalizações horizontais. A licitação está programada para acontecer no próximo dia 24. “Então esses locais já serão contemplados agora. Não é uma promessa de instalação, é algo real. Tudo ocorrendo dentro do programado, com o processo licitatório, a implantação desses semáforos e botoeiras já serão imediatos após a assinatura do contrato”, comemorou o gestor da pasta.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Roneir Corrêa