• Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
  • 02:08h
25 de Janeiro de 2022

Secretaria de Trânsito inicia operação para coibir escapamento adulterado em veículos

Secretaria de Trânsito inicia operação para coibir escapamento adulterado em veículos

Com objetivo de fazer cumprir as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano iniciou hoje (25) uma operação de fiscalização para coibir e retirar de circulação motocicletas, motonetas e ciclomotores com escamento adulterado.

A primeira blitz de fiscalização aconteceu na manhã de hoje na avenida das Sibipirunas, em frente ao Ginásio Olímpico José Carlos Pasa e segundo o gestor da pasta, major Joubert Sacramento, não tem prazo para encerrar. “A nossa equipe a partir de hoje estará montando essas blitze de fiscalização em vários pontos da cidade com o objetivo de retirar de circulação e coibir as motocicletas, ciclomotores e motonetas com os chamados escapes barulhentos. Essas fiscalizações serão contínuas”, explicou.

Sacramento explicou que as fiscalizações a esse tipo de infração já são feitas cotidianamente, mas devido ao aumento desse tipo de comportamento e reclamações recebidas da sociedade, se fez necessário a intensificação dessa ação para que o problema seja resolvido. “Temos percebido um aumento no número de veículos com esse tipo de escape e também na quantidade de reclamações da população. Nosso dever é esse, fiscalizar para fazer cumprir as regras de trânsito”, justificou.

O Código de Trânsito tipifica o escapamento adulterado como infração grave. O condutor encontrado nessas condições está sujeito a multa no valor de R$ 195,23, bem como cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

“Ressaltamos que nosso objetivo não é prejudicar ninguém com as ações de fiscalização. Por isso informamos e pedimos para que os condutores não alterem as características de fábrica do veículo. Por mais que possa se tornar mais parecido com o dono, essas alterações são proibidas por lei, a não ser que tenha autorização prévia do Detran [Departamento Estadual de Trânsito]”, disse.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Roneir Corrêa Foto: Assessoria