• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
  • 11:04h
29 de Junho de 2022

Prefeitura inova e implanta projeto de musicalização nas escolas de educação infantil

Prefeitura inova e implanta projeto de musicalização nas escolas de educação infantil

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação Esporte e Cultura, implantará na rede municipal de educação o projeto “Palavra Cantada”. A novidade será destinada para todos os alunos da educação infantil, que somam aproximadamente 7.686 mil contemplados com a experiência musical. O projeto educacional constituído por uma coleção de livros paradidáticos, CD e DVD e um programa de formação de professores, tem como objetivo contribuir para a aprendizagem integral das crianças, valorizando as atividades lúdicas e favorecendo a expressão corporal e musical. O lançamento do projeto Palavra Cantada na Escola, será realizado no dia 30/06 (quinta-feira), a partir das 13h, com todos os profissionais da educação infantil, no Centro de Eventos Dante Martins de Oliveira. Vale ressaltar que neste dia não haverá aula em todas as escolas da educação infantil.

A proposta pedagógica do projeto Palavra Cantada na Escola está pautada na noção de construção e diálogo no processo de aquisição e apropriação do conhecimento, conforme destaca a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato. “Estamos felizes em dar mais um salto qualitativo na educação municipal. Nosso Prefeito Roberto Dorner, não tem medido esforços na implantação de novos projetos na rede. E o projeto Palavra Cantada nas Escolas, propõe ao aluno e professor, atividades transdisciplinares, em conformidade com as orientações da Base Comum Curricular Nacional (BNCC), e faz parte da proposta pedagógica do projeto a homologia dos processos, ou seja, trabalha-se com os professores da mesma forma como eles trabalharão com as crianças, posteriormente” destacou a gestora.

Professores e crianças receberão um kit pedagógico com livro, CD e DVD com diversas canções infantis populares, que permitirá também a participação dos pais no projeto. O material é composto por sugestões e atividades que tem como objetivo dar suporte para o professor fazer um trabalho diferenciado em sala de aula, relacionando a brincadeira com a música. O manual também é dividido em duas partes: Fazer música e brincar com os sons em cada brincadeira, oferecendo aos professores sugestões de materiais de apoio, que servirão de auxílio para promover o desenvolvimento musical.

Além do material, será ofertado para os professores a formação continuada presencial e online, tendo como certificação 62 horas de carga horária. A coletânea de músicas do projeto, contribui culturalmente de forma positiva com outras áreas do conhecimento. Os professores vão planejar experiências sobre a musicalização, expressão corporal, confecção de instrumentos musicais, que auxiliarão no trabalho do educador como instrumento facilitador.

 

Sobre o projeto

O projeto Palavra Cantada surgiu no ano de 1994, quando os músicos Sandra Peres e Paulo Tati tiveram a ideia de criar novas canções para as crianças brasileiras. A dupla em seus CDs e DVDs buscou trabalhar a música, fazendo um trabalho diferenciado dentro da cultura musical voltado para criança, preocupando-se com a qualidade das canções respeitando a inteligência e a sensibilidade das crianças.

A natureza das atividades propostas pelo grupo são lúdicas, na qual são trabalhados vários movimentos em diversos ritmos. E um dos elementos culturais que vem em destaque no Palavra Cantada é o resgate das brincadeiras tradicionais, que sempre fez parte da vida das crianças e das escolas de educação infantil

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Ana Rodrigues