• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
  • 09:20h
07 de Abril de 2021

Prefeitura fiscaliza cumprimento das medidas de biossegurança no comércio

Prefeitura fiscaliza cumprimento das medidas de biossegurança no comércio

De forma contínua, as Secretarias Municipais de Trânsito e Transportes Urbanos e de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, têm realizado fiscalizações diárias aos comércios locais para garantir o cumprimento das medidas de biossegurança instituídas pelos órgãos de saúde. Até o momento, 36 estabelecimentos foram visitados.

Os proprietários e clientes desses estabelecimentos foram orientados quanto à obrigatoriedade dada pelos decretos estadual (874/2021) e municipal (84/2021) do uso de máscara, álcool gel para higienização das mãos e distanciamento entre os clientes durante o período de compras. Essas medidas evitam a circulação do Coronavírus.

O trabalho realizado pela equipe de fiscalização consiste, no primeiro momento, em fiscalização e orientação. Havendo descumprimento dessas medidas, o estabelecimento é notificado. Durante o período, quatro notificações foram emitidas.

 A Secretaria de Trânsito informou que “a maior resistência por parte dos estabelecimentos é quanto ao uso de máscaras faciais. Os próprios funcionários se recusam a utilizar ou utilizam de forma incorreta o material e também não cobram dos clientes o uso dele dentro da empresa”.

Além dessa ação, a equipe operacional da Guarda Civil Municipal realiza rondas noturnas com objetivo de fazer cumprir o toque de recolher e garantir o não consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos.

Em cumprimento à determinação do Governo do Estado de Mato Grosso, que classifica Sinop como risco alto de contaminação, a prefeitura prorrogou por mais 10 dias a quarentena obrigatória e funcionamento apenas dos serviços essenciais enquadrados no decreto 10.282/2020 do Governo Federal.

Veja as Fotos

Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal

Autor: Roneir Corrêa