• Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2022
  • 09:00h

Prefeito lança 2º edição da campanha LEVE de arrecadação de lixo eletrônico

Prefeito lança 2º edição da campanha LEVE de arrecadação de lixo eletrônico

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos), na companhia da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann, e demais entidades participantes, lançou a segunda edição da campanha LEVE (Local de Entrega Voluntária de Eletrônicos). O evento, que objetiva a destinação adequada e ambientalmente correta do lixo eletrônico, foi realizado na manhã desta terça-feira (21) na Praça da Bíblia, no centro da cidade.

“Essa campanha é boa porque antes as pessoas jogavam televisão e outros eletrônicos na beira de estradas e isso é ruim para cidade. Isso deixa a cidade feia, desorganizada. Agora com essa campanha de arrecadação, a população pode destinar corretamente esse lixo, né?! Aproveito para pedir que você que tenha ai na sua casa esse tipo de lixo, que traga aqui na Praça da Bíblia até sábado e ajude a deixar a cidade mais bonita e também contribua com a saúde por meio do Hospital do Câncer de Mato Grosso”, comentou Dorner.

Ainda durante o evento, as primeiras destinações já foram feitas pela Embrapa. Impressoras, lâmpadas, pequenos eletrônicos, fogão elétrico e monitor são alguns dos equipamentos com defeitos já recebidos. Segundo Ivete, a meta da campanha desse ano é arrecadar mais de 12 toneladas de equipamentos inservíveis.

“No ano passado arrecadamos cerca de 12 toneladas de eletrônicos, doados por empresas, população e órgãos públicos. Isso mostra que foi um sucesso o evento e significa que menos 12 toneladas de lixo deixaram de ser lançadas às beiras de estradas e áreas de reserva. Material que foi aproveitado na reciclagem e que evitou a contaminação do solo e lençol freático da cidade. Esse ano temos como meta, ousada, de ultrapassar a marca de 12 toneladas de lixo eletrônico”, disse.

À exemplo da primeira edição, todo o material arrecadado ao longo da campanha 2022, será comercializado para empresa ambientalmente licenciada em Mato Grosso, Ecodescartes. O valor arrecadado será destinado ao Hospital do Câncer de Mato Grosso, para auxiliar no tratamento de pacientes oncológicos. A primeira edição da campanha LEVE rendeu R$ 5.624,60 e já foram destinados ao hospital.

“Quero agradecer vocês de Sinop que abraçaram a causa, que abraçaram a campanha do lixo eletrônico. Muito obrigado, em nome de todos os pacientes e de nosso presidente. Quero dizer a vocês, que todo produto que ligue na tomada e não funciona, nos doe. Você estará ajudando a salvar vidas, a dar um tratamento digno e humanizado a todos os nossos pacientes. Obrigado Sinop!”, agradece a coordenadora de leilões, eventos e arrecadações do Hospital de Câncer de Mato Grosso, Elenice Mansor,

O evento faz parte do Mês do Meio Ambiente que tem como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público do Estado (MPE), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Diretoria Regional de Educação (DRE Sinop), Tiro de Guerra, HCanMT (Hospital de Câncer de Mato Grosso), Lions Club, Rotary Club, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção de Sinop, Frialto, Concessionária Águas de Sinop, Ecodescarte Reciclagem de Eletrônicos, Frigobom e Carvalima.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Roneir Corrêa