• Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
  • 06:17h
08 de Setembro de 2021

Prefeito e secretário fazem entrega de coletes à prova de bala à Guarda Civil Municipal

Prefeito e secretário fazem entrega de coletes à prova de bala à Guarda Civil Municipal

O prefeito Roberto Dorner e o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, major Joubert Sacramento, realizaram na tarde desta quarta-feira (08) a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) à Guarda Civil Municipal (GCM). Foram 30 coletes balísticos (à prova de balas), protetores solares FPS 60, máscaras faciais, protetores de ouvidos, coletes de alta visibilidade reflexivos e protetores solares labiais individuais. A guarda é composta por 44 agentes do operacional e 07 administrativos.

Com investimento de cerca de R$ 58 mil a pasta avança no processo de modernização da GCM, dando o segundo passo. “A intenção da nova gestão é modernizar, equipar e modernizar. Já iniciamos a qualificação da guarda enviando um guarda para o Rio de Janeiro para fazer o treinamento, adquirir conhecimento de armas não letais e, agora estamos entregando os coletes para modernização e equipar a guarda”, explicou Sacramento.

O instrutor de defesa pessoal, David Andrade, foi o agente que participou do treinamento realizado pela indústria bélica Condor Tecnologias Não Letais (TNL’s) no município de Nova Iguaçu no Rio de Janeiro e será o instrutor responsável por formar os demais colegas de farda quando os armamentos não letais estiverem à disposição da equipe.

Secretário já adiantou que para orçamento do ano que vem já foi prevista a aquisição de pistolas de eletrochoque, spray de gás de pimenta e demais equipamentos de defesa para dar o terceiro e conclusivo passo de modernização do setor operacional. “Já plantamos uma semente lá no início do ano e hoje estamos colhendo o fruto. Acreditamos que para o ano que vem, o fruto será mais robusto, será maior e com maior quantidade. Já incluímos no orçamento do ano que vem a compra de pistolas e sprays que auxiliará a equipe na execução do trabalho em campo”, comentou.

O prefeito agradeceu o esforço, a dedicação e o bom trabalho desempenhado por toda equipe da guarda e garantiu melhorar a distribuição dos recursos entre as pastas a partir do próximo ano.

“Isso é o mínimo que podemos fazer para os nossos guardas municipais, ter um colete à prova de bala. No trânsito, como sabemos, há muitos conflitos ao abordar um cidadão e muitas vezes o agente não tem uma proteção básica para se defender de uma pessoa agressiva. Então esses equipamentos servirão para dar maior segurança aos nossos agentes no campo de trabalho. Já adiantei que vamos arrumar mais verba para ajudar o trânsito. Precisamos dar maior suporte financeiro a essa pasta que tem um secretário bom, que trabalha, mas não temos dinheiro suficiente para dar o básico de suporte que essa pasta merece”, disse o gestor.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Roneir Corrêa Foto: Roneir Corrêa e Izabella Laiza