• Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
  • 21:18h
16 de Agosto de 2022

Obras disponibiliza caçambas para população descartar lixos durante mutirão da dengue

Obras disponibiliza caçambas para população descartar lixos durante mutirão da dengue

O mutirão “todos contra dengue”, lançado ontem (15) pela Secretaria de Saúde de Sinop, contará com o reforço da Secretaria de Obras que disponibilizará, nos bairros participantes da ação, caçambas e veículos para a retirada de lixos que possam acumular água e, consequentemente, servir como criadouro do mosquito Aedes Aegypti.  “A Secretaria de Obras vai disponibilizar retroescavadeira, pá carregadeiras e caminhões. As caçambas fixas, a partir da semana que vem, vamos deixar vários nos bairros”, explicou o secretário de Obras, Remídio Kuntz.

Kuntz reforça à população que seja feito o descarte de materiais que possam se tornar o criadouros do mosquito, como por exemplo, pneus. “A gente sabe a importância desse trabalho e, pedimos para as pessoas jogarem os pneus e aqueles entulhos que possam acumular água e que, nesse momento, o mosquito da dengue foca mais”, destacou.

O secretário lembra que o descarte de lixo nas vias é proibido. “Só em um local, tiramos 200 caçambas de lixo, e isso é proibido, é crime ambiental, por isso a gente vem ao bairro pedir para que a população nos ajude. O lixo doméstico é obrigação da Prefeitura, agora esse outro lixo é um dever de todos, levar no local certo. Não é só o município chegar e coletar. Sinop é muito grande, temos poucos maquinários e jogar em avenidas, ruas, valetões, isso é proibido, é crime”, reforçou.

Os trabalhos do mutirão de combate à dengue começaram pelo bairro Alto da Glória, onde os agentes devem atuar até quarta-feira. Nos próximos 45 dias, o mutirão deve passar por 24 bairros previamente selecionados. O objetivo é identificar possíveis criadouros e focos e eliminá-los. Simultaneamente ao mutirão, a Secretaria de Saúde lançou o projeto “seja um agente em sua casa”, com foco na conscientização das pessoas em manter suas propriedades limpas e sem focos do mosquito.

Confira a relação de bairros que devem ser atendidos, a partir de hoje, no mutirão:

BAIRROS

DIAS ESTIMADOS DE TRABALHO

ALTO DA GLORIA

03

JD. AMERICA

01

SEBASTIAO DE MATOS

01

BOA VISTA

01

SABRINA I

02

SABRINA II

02

NOVO JARDIM

01

BOM JARDIM

02

SÃO CRISTOVAO

01

JACARANDAS

03

CELESTE

03

NAÇOES

02

BOA ESPERANÇA

02

SANTA RITA

01

NOVO ESTADO

01

IPES

01

SÃO PAULO

01

MARIA VINDILINA

02

IMPERIAL

04

VIOLETAS/JEQUETIBAS

03

OLIVEIRAS

03

PRIMAVERAS

03

OURO

01

PLANALTO

01

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn