• Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2022
  • 09:25h

O Prefeito de Sinop Roberto Dorner inaugurou o novo prédio do CAPS e fez entrega de ambulância para saúde

O Prefeito de Sinop Roberto Dorner inaugurou o novo prédio do CAPS e fez entrega de ambulância para saúde

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) inaugurou, nesta manhã (04), o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mentes Brilhantes que, agora, atende em um espaço instalado na Rua dos Imbés, nº 107, Setor Comercial. A mudança tem como objetivo oferecer um espaço mais acolhedor para as aproximadamente 1,1 mil pessoas que estão, atualmente, em acompanhamento pelos profissionais do Centro.  “Quando nossa equipe chegou falando sobre as adequações do CAPS, achei muito importante fazermos as coisas acontecerem porque temos muitas pessoas aqui em Sinop que realmente precisam do suporte que esse centro oferece”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

O CAPS é um serviço de saúde voltado aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. A mudança vem de encontro, também, ao processo de alteração de porte da unidade, que atualmente é de nível 1 e a Secretaria de Saúde trabalha na elevação para porte 2, ampliando, deste modo, o quadro de profissionais e de serviços. “O CAPS está passando por uma reestruturação para elevarmos para nível 2, trazendo novos profissionais, psiquiátricas e a estrutura dele para melhor acolher nossa população. Foi um pedido do prefeito Roberto Dorner que imediatamente nós atendemos e iniciamos, há 9 meses, a reestruturação da nossa rede de apoio psicossocial”, detalhou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

O Centro de Atenção Psicossocial de Sinop atende, atualmente, 1.173 pessoas, sendo 514 homens e 659 mulheres. Por lá, os pacientes recebem tratamento, acompanhamentos, participam de atividades em grupos ou individualmente e, quando necessário, também, visita técnicas feitas pelos profissionais. Entre as pacientes está a professora Maria Luzinete da Mota Manzano, de 61 anos, que destacou o reconhecimento da gestão em dar um olhar mais carinhoso com a unidade. “O CAPs para mim tem sido primordial na minha vida, pois é onde busco me abastecer, quando não estou bem, com terapia ocupacional, com a psicóloga, com os próprios funcionários, pois quando você não está legal, passa aqui, recebe um abraço, eles [os profissionais] acolhem a gente, porque lá fora não é fácil. Feliz é aquele que pode buscar ajuda e é o que faço. Há anos venho fazendo isso, depois que tive síndrome do pânico, depois que tive depressão, tentando me fortalecer e, graças a Deus, agora, estamos em um lugar maravilhoso”, disse. 

A benção do pastor Aldrey Cézar Telles e, a apresentação musical de Isabella Oliveira Mendes, paciente do CAPS, também marcaram o evento, que contou com a presença de secretários e diretores do Executivo Municipal, vereadores, representantes do Escritório Regional de Saúde, Unesin, profissionais da saúde e alguns pacientes do centro. 

Ao final da cerimônia, Dorner fez a entrega de mais uma ambulância para Secretaria de Saúde de Sinop. O veículo, do tipo D, padrão SAMU, deve reforçar os atendimentos dentro e fora do município e foi adquirida com recursos próprios, custando R$ 227,2 mil ao Executivo.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn