• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
  • 03:12h
21 de Junho de 2022

Liberado novo reforço contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos

Liberado novo reforço contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos

A segunda dose de reforço da vacinação contra Covid-19 está disponível para pessoas com 40 anos ou mais que iniciaram o esquema vacinal com a Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca, segundo a nova nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada nesta segunda-feira (20).  Conforme o documento, o reforço deve ser aplicado com o intervalo mínimo de 4 meses da primeira dose de reforço, utilizando as vacinas Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

OUTRA RECOMENDAÇÃO – JANSSEN 

Conforme o Ministério da Saúde, quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá reforçar a proteção contra o vírus. A última recomendação do Governo Federal era para aplicação de dose de reforço em pessoas a partir dos 18 anos, dois meses após a primeira aplicação (esquema primário).

Agora, quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro. Aqueles com idade superior a 40 anos precisam de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Confira, abaixo, como fica o esquema vacinal contra a Covid-19:

Esquema primário:

Duas doses (AstraZenca, Pfizer ou Coronavac) para pessoas com 5 anos ou mais, com imunizante recomendado para cada grupo.

Dose única: Janssen disponível para pessoas com 18 anos ou mais.

1ª dose de reforço: 

Disponível para população com 12 anos ou mais, 4 meses após a última dose do esquema vacinal primário.

Para população que recebeu imunizante Janssen no esquema primário (dose única), o intervalo mínimo é de 2 meses.

2ª dose de reforço: disponível para população com 40 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes e puérperas, com intervalo mínimo de 4 meses após aplicação da primeira dose de reforço.

Liberado também para pessoas de 18 anos ou mais que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única). O intervalo mínimo para a aplicação do segundo reforço será de 4 meses a partir do primeiro reforço. Aqueles com idade superior a 40 anos precisarão de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo.

VACINAÇÃO EM SINOP

Até ontem (20), conforme o sistema LocalizaSUS do Ministério da Saúde, 266,3 mil doses de imunizantes contra Covid-19 foram aplicadas em Sinop. Deste total, 123,2 mil em primeira dose e outros 107 mil em segunda ou dose única, fechando o esquema primário de imunização. Houve ainda a aplicação de 32,2 mil doses como primeiro reforço e, 2,7 mil como segundo reforço.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn