• Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
  • 05:53h
27 de Junho de 2022

Índice de infestação do mosquito cai na estiagem, mas Saúde mantém alerta

Índice de infestação do mosquito cai na estiagem, mas Saúde mantém alerta

O terceiro Levantamento da Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) finalizado pela equipe do Centro de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Sinop destaca que o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue está em 1,9 %, menor valor registrado pela equipe entre os três levantamentos já feitos no ano (5% em abril e 7,1% em janeiro).

O principal motivo para redução do índice está atribuído ao período de estiagem, no entanto, o coordenador do Centro, Alef de Souza, explica que apesar do percentual ser favorável, a população deve manter os cuidados constantes, pois não é apenas a água das chuvas que o mosquito precisa. 

“As pessoas utilizam água diariamente para realização de suas tarefas: molhar grama, dar águas aos animais, lavar roupa, limpar casa, lavar calçada. Nesses processos o acúmulo de água em ralos ou outros depósitos podem ocorrer e gerar mais focos do Aedes aegypti. Por isso mesmo com o clima seco é importante manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito”, detalhou.

Para o LIRAa, que é desenvolvido por amostragem e cujo percentual preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%, os agentes vistoriaram 2.099 imóveis por todo o município. Os criadouros mais encontrados foram depósito fixos, como ralos e piscinas e, também, em pequenos depósitos, como no pote de água para animais e nos pratos de vasos de plantas. Um último levantamento está programado para ser feito em outubro.

A queda no índice de infestação é expressiva, mas não é motivo para descanso. Os agentes ainda encontram muitos focos nas propriedades sinopense. Um exemplo disso foi na recente ação especial desenvolvida em dois sábados (29 de maio e 04 de junho) pelos agentes no bairro Jardim Maringá. Por lá, foram vistoriados 1.022 imóveis. Outros 607 estavam fechados. Houve a recuperação em 15 imóveis, mas, também, a coleta de 16 amostras positivas para Aedes em mais de 7,8 mil depósitos vistoriados.

Conforme o relatório, 4 moradores não permitiram a entrada do agente, mesmo acompanhado pelo fiscal sanitário. Outros dois, só permitiram a entrada mediante a informação da possibilidade de multa. “O Agente de Combate a Endemias trabalha na prevenção de uma doença já muito conhecida do sinopense, que é a dengue. Portanto, não há justificativa para não o receber em casa. Sabemos que muitas pessoas tem preocupação com a segurança, mas nesse caso em específico do Jardim Maringá foi trabalhado toda uma mídia de divulgação para deixar os moradores mais receptivos. Mesmo com isso ocorreram recusas para as visitas dos Agentes”, explicou.

O coordenador destaca que o fim das chuvas também aponta para um relaxamento por parte da população. “As pessoas acreditam que não necessitam mais atender o agente e que os focos de dengue são inexistentes, o que não é verdade. Foram encontradas amostras positivas de Aedes no bairro. A diferença é que no período de seca outros locais tornam-se mais propícios para proliferação do inseto. Os ralos e vasos de plantas, por exemplo”, pontuou.

Alef ressalta ainda que caso tenha dúvidas ao receber o agente, entre em contato com o Centro pelo telefone (66) 3511-1829.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Assecom/Karoline Kuhn