• Domingo, 26 de Setembro de 2021
  • 09:34h

Inaugurada pavimentação asfáltica na Comunidade Brígida durante festividades do aniversário de Sinop

Inaugurada pavimentação asfáltica na Comunidade Brígida durante festividades do aniversário de Sinop

Foi inaugurada na noite de ontem segunda-feira (13), a pavimentação asfáltica do acesso à Comunidade Brígida. A pavimentação foi realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Sinop e a Associação Comunitária Rural Brígida (ASCRUB), e contemplam duas rotatórias, com mais de 4 mil m2; uma no cruzamento das estradas Pedro Osip, com Brígida e Silvana e a outra no barracão de acesso à Comunidade Brígida.

A Secretaria de Obras executou os serviços de terraplanagem, tubulação, bocas de lobo, e a Secretaria de Trânsito fez a sinalização vertical e horizontal, enquanto a comunidade e produtores da região arcaram com a aplicação da massa asfáltica. A estrada Pedro Osipi, com cerca de 3km de extensão, também está finalizada e foi entregue da gestão passada, somando toda a obra na região, um total de 39.911,92 m2 de asfalto executados.

O presidente da comunidade, Sr. Ênio Pasuch, demonstrou a todos os presentes na cerimônia, o sentimento de conquista, com a finalização da obra. “Final de 99 e 2000 foi levada a ideia de abertura da estrada. Em 2013 conseguiram fazer a estrada. E aí iniciou uma nova luta. Quero agradecer o prefeito Roberto Dorner, o vice-prefeito Dalton e toda equipe, pelo empenho, dedicação e por essa obra entregue, por ter continuado esse projeto. Eu quero agradecer o trabalho da prefeitura e de todos os funcionários, mas principalmente cada um de vocês (moradores da comunidade) que tiraram dinheiro do bolso pra fazer isso aqui acontecer”, ressaltou.

O prefeito Roberto Dorner comemorou a finalização do asfalto e garantiu mais obras como essa em Sinop. “Queremos avançar com os asfaltos, estradas vicinais, e fazer de 50 a 60 km de asfalto nos 4 anos. Isso aqui na Brígida vocês deram demonstração pra sociedade, porque vocês ajudaram. Quero dizer a todos vocês que hoje é um orgulho muito grande, sempre conversei muito com o Sr Ênio, e me coloquei à disposição e agora terminamos essa obra. Queremos fazer muito mais, levar asfalto pra outras estradas que estão no nosso radar. E não é só asfalto. Estamos fazendo muito na saúde, na educação, e na economia”.

“É uma honra para nós estarmos aqui. É uma comunidade pujante que traz orgulho pra Sinop. Tanto pela produção quanto pelos habitantes. Só quero agradecer ao Ênio, pela recepção e colaboração com o andamento da obra e toda equipe de trabalho, engenheiros, servidores e funcionários da secretaria pra concluir a obra. Agradeço também o secretário de trânsito pela rapidez com o trabalho de sinalização”, disse o subsecretário de Obras, Valdir Favaretto, representando o vice-prefeito Dalton Martini.

Quem é da comunidade, também comemorou a conquista. Marlete Dacroce, que viveu por 13 anos na Brígida e foi a primeira professora da comunidade, faz parte dessa história. “Eu sempre participei da comunidade, escrevi um livro dos desbravadores, que conta a história desse lugar. Na época a gente atolava a moto e ia pra cidade de trator ou bicicleta, na lama. Foi bem complicado e sofrido no início, mas é um amor tão grande nesse lugar que superou todas as dificuldades, poeiras, atoleiros e hoje está aqui esse asfalto, que sonho, quando iriamos imaginar”, concluiu.

A programação em comemoração ao aniversário de 47 anos de Sinop continua nessa terça-feira (14), com uma extensa programação, que pode ser conferida no site vemsinop.com

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Everton Medeiros