• Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022
  • 17:57h

Guarda Civil recebe treinamento de resgate e salvamento no exercício da função

Guarda Civil recebe treinamento de resgate e salvamento no exercício da função

Mais um passo foi dado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano rumo à transformação e modernização da Guarda Civil Municipal de Sinop. Essa semana a guarda concluiu o curso de procedimento de resgate e salvamento no exercício da função oferecido pela Força Tática da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT). A capacitação é um preparo da equipe para atuação no combate e repressão da criminalidade.

O treinamento envolveu o atendimento pré-hospitalar na prática, primeiro atendimento em emergência que envolve o agente no exercício da sua função e a postura da equipe no momento do resgate e/ou salvamento, com intuito de resguardar a vida do companheiro de farda. O guarda civil, Rafael André Picoli, foi um dos que recebeu a capacitação. Se diz contente com a qualidade do curso e revela a importância desse momento para o agente em função. “Esse curso nos prepara para possíveis eventualidades que possamos encontrar no dia-a-dia”, disse Picoli.

O secretário da pasta, major Joubert Sacramento, explica que desde o ano passado tem buscado capacitar a equipe para uma transformação e reestruturação maior da Secretaria de Trânsito. “É um pedido do prefeito Roberto Dorner que modernizemos o trânsito e a secretaria. Então desde o ano passado iniciamos esse processo e gradativamente temos evoluído. Esse treinamento é mais uma etapa do contexto geral. Breve nossa Guarda Civil abrangerá o campo de atuação, somando o controle do trânsito ao combate e repressão à criminalidade na execução do trabalho”, disse.

Sacramento revela ainda que está nos finais das tratativas para transformação da pasta em Secretaria Municipal de Segurança Pública e Transporte Urbano. “O prefeito já nos deu o aval para essa transformação. Já tivemos no Ministério da Segurança Pública, em Brasília, e recebemos parecer favorável para a migração. Agora estamos em trâmites internos para oficializar a troca da nomenclatura e atuação da secretaria. Na prática, a guarda abrangerá o atendimento. Além do trânsito, atuarão também na segurança municipal auxiliando as forças de segurança do estado, que é algo já previsto em lei federal”, comentou.

O gestor ainda expôs a importância da parceria entre a Polícia Militar de Mato Grosso e a Prefeitura de Sinop nos processos de capacitação das equipes e no desenvolver dos trabalhos de segurança. “Agradeço o coronel da PM, Wesley de Castro Sodré, que não mediu esforços para disponibilizar essas vagas para o município de Sinop. Um curso que veio para somar. Sodré é um grande parceiro da Secretaria de Trânsito. Agradeço, também, imensamente, o major da PM, Rodrigo Varela, comandante da Força Tática, por disponibilizar seu tempo para repassar o conhecimento aos guardas civis, que foi de grande valia”, concluiu.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Roneir Corrêa