• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
  • 06:04h
05 de Julho de 2022

Dorner e Bustamante assinam termo e inauguram projeto pioneiro em MT para atendimentos pré-hospitalares em Sinop

Dorner e Bustamante assinam termo e inauguram projeto pioneiro em MT para atendimentos pré-hospitalares em Sinop

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos), o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo, e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Coronel Alessandro Borges Ferreira, assinaram, hoje (05), o termo de cooperação técnica e inauguram os trabalhos da Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel do Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo é otimizar os atendimentos emergenciais no município. O evento foi promovido no 4º Batalhão de Bombeiros Militar, localizado no Setor Industrial.

“Esse trabalho é muito importante para o nosso município, pois não atendemos apenas os nossos munícipes. Os acidentes ao redor da cidade, os bombeiros também atendem.  Preciso agradecer o nosso governador [Mauro Mendes] porque tudo isso que é feito, tem o aval do governador, que está nos ajudando [...] Nós estamos felizes porque agora nós estamos sacramentando [o projeto]”, destacou Dorner, em discurso.

Nesta parceria, profissionais da saúde do município (entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) integram as equipes do Corpo de Bombeiros Militar, atuando nas viaturas de resgates, com objetivo de aprimorar os atendimentos em ocorrências pré-hospitalares. Entre os procedimentos realizados estão administração de medicamentos, intubação, análise clínica da vítima, verificando quais as possibilidades de tratamento no ambiente intra-hospitalar.

O projeto, que terá vigência de 60 meses, é pioneiro em Mato Grosso e, para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destaca a força de Sinop. “O pioneirismo de Sinop, sua vocação desde o seu nascimento, a Capital do Nortão, cidade polo, mais um vez se mostra, nesse projeto de integração, de harmonia entre Município e Estado, entre Prefeitura e Bombeiros, entre médicos e profissionais da segurança pública, para trazer o melhor para a sociedade, mostrando que o dinheiro público tem que ser bem gasto”, destacou Bustamante, ressaltando que a parceria entre Prefeitura e Bombeiros demonstrará aos municípios da região a importância do projeto. “Tenho certeza que vai servir de paradigma e de modelo para todas as regionais do Estado de Mato Grosso e, quem sabe, para outras unidades da federação”, emendou.

A implantação do serviço vem sendo trabalhada há vários meses entre município e Estado. Os profissionais de saúde passaram por treinamento teórico e estágio prático com os militares. “É um sonho realizado. Quero agradecer nosso prefeito, Roberto Dorner, pois quando apresentamos o projeto juntamente com os bombeiros, ele imediatamente viu a importância e aceitou logo de cara. Foram meses e meses até chegarmos a data de hoje. Essa regulação trará um ganho muito grande para nossa cidade. Estamos sendo a primeira cidade a estar implantando esse serviço”, agradeceu a secretária de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo.

Com a ativação da central, os trabalhos ocorrerão do seguinte modo: as chamadas de emergências são recebidas através da Centro de Operações de Bombeiro, triadas pelo militar e repassadas ao Médico Regulador, que definirá o suporte a ser encaminhado e posteriormente a unidade hospitalar para qual o paciente será regulado. As equipes também prestarão apoio nos atendimentos de ocorrências mais específicas como salvamento terrestre, em espaços confinados, salvamento veicular entre outros por meio do Auto Salvamento Avançado (ASA).

O evento reuniu os militares do Corpo de Bombeiros, vereadores, membros da Secretaria Municipal de Saúde e sociedade civil, representada pelos membros da União das Entidades de Sinop (Unesim).

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn