• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
  • 08:03h
15 de Agosto de 2022

Dorner cobra em Cuiabá atenção para abertura de UTIs pediátricas em Sinop

Dorner cobra em Cuiabá atenção para abertura de UTIs pediátricas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) está intensificando a busca por apoio na implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal (destinado a crianças com até 28 dias) e pediátricas (para crianças a partir de um mês até 12 anos) para atender os usuários do Sistema Único de Saúde em Sinop. Em recente agenda em Cuiabá, o chefe do Executivo Municipal buscou por apoio na Assembleia Legislativa. "Essa é uma demanda antiga que estamos correndo atrás para solucionar. Por isso estive em Cuiabá, pedindo apoio do Estado através dos deputados, para essa ampliação. Sinop cresce cada dia mais, com isso as demandas da saúde estão aumentando", explicou Dorner. “Nós somos o quarto maior município do Estado, que cresce gradativamente em todos os setores. Saímos daqui otimistas e com a sensação de dever cumprido", emendou.

A implantação de leitos pediátricos para Sinop e região também foi tema debatido no encontro dos Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso, durante a sexta reunião de diretoria do COSEMS e, na reunião ordinária da CIB/MT, na última semana, também na capital mato-grossense. “Entre os temas abordados, estava a situação de leitos de UTI pediátrica para a região de Sinop, que é região Teles Pires, porque Sinop está há muitos anos sem esse suporte”, explicou a secretária de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo.

Conforme a gestora, o município já vem fazendo esse pedido desde o ano passado ao Governo do Estado, inclusive com protocolos remetidos à Secretaria de Estado de Saúde.  “É uma demanda que a gente vem lutando desde o ano passado. O nosso prefeito Roberto Dorner já fez diversos pedidos e protocolos inclusive para a Secretaria de Estado de Saúde, com o secretário anterior e reiteramos agora para a nova secretária. E, o Estado está tendo esse olhar diferenciado. O tema foi debatido em reunião e acredito que logo teremos uma boa notícia”, pontuou.

Atualmente, a única referência na região é o Hospital Santo Antônio, que atende o Sistema Único de Saúde (SUS) com sete leitos de UTI Neo. No entanto, Galhardo destaca a angústia que é conseguir vagas quando há necessidade. “Toda vez que precisamos de UTI pediátrica é uma angústia, para nós enquanto gestores, para o nosso prefeito e para as famílias de pacientes.  Quando necessitamos, buscamos [a regulação] em todo Mato Grosso. Já tivemos crianças que foram reguladas para Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra. Então, Sinop, como todos as outras cidades da região, está desassistida”, conclui.

Em Sinop, dados apontam que em uma única unidade hospitalar que dispõe de leitos de UTI Neo, foram registrados de janeiro até julho deste ano, pouco mais de 1,5 mil partos, entre cesáreas e normais, realizados. Os números incluem atendimentos particulares e pelo SUS. No município, há ainda o Centro de Referência à Saúde da Mulher Eliana Carreira de Paula (CRASM) que, atualmente, atende entre 800 a mil pacientes por mês. Entre os serviços prestados, estão atendimentos pré-natal de alto risco, plantão obstétrico, ambulatório de ginecologia geral, mastologia, patologia cervical, ultrassonografia, planejamento familiar, nutrição, psicologia e serviço social. O centro, que foi inaugurado em agosto de 2020, não é local de realização de partos, mas, já registrou casos de nascimento.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn e Luciano André