• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
  • 04:22h
27 de Julho de 2022

CRAS Menino Jesus realizou a 4ª colheita na Horta Comunitária

CRAS Menino Jesus realizou a 4ª colheita na Horta Comunitária

Em pouco mais de quatro meses, a Horta Comunitária do CRAS Menino Jesus já realizou a sua 4ª colheita. O projeto encabeçado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, beneficia 30 famílias da região, que aprendem semanalmente as técnicas de manejo da horta, dicas sobre cultivo e comércio das verduras e hortaliças, além de oficinas de culinária sustentável.

“Esse projeto foi muito bem recebido pelos nossos usuários. Começamos aqui no Menino Jesus trabalhando essa atividade com os grupos de mulheres, e o resultado tem sido tão positivo que em breve pretendemos estender para as outras unidades da Assistência”, conta a primeira-dama e secretária da pasta Scheila Pedroso.

Para a dona Carmelita Soares, o projeto tem sido produtivo até em casa. “Eu já fiz minha hortinha em casa e já estou colhendo. Plantei rúcula, almeirão, chuchu. Aprendi a adubar direitinho os chuchus e também já pude colher”, relata. 

Na Horta Comunitária, estão sendo produzidos alface, almeirão, rúcula, couve, rabanete, beterraba, coentro, salsinha e cenoura. A parceria com a Sedec consiste no acompanhamento de um técnico agrícola que acompanha o trabalho desenvolvido na horta com as famílias. 

"Essa é uma gestão preocupada com o próximo! O prefeito Roberto Dorner nos orientou desde o início da gestão para darmos toda a atenção possível para a agricultura, em especial a agricultura familiar que atende as pessoas que mais precisam. Desta forma, essa é uma horta que queremos estender em vários outros locais, e tenho certeza que o prefeito e toda a comunidade vai ficar ainda mais feliz com esse trabalho”, conta Klayton Gonçalves, secretário de Desenvolvimento Econômico.

A colheita realizada na manhã de ontem terça-feira (26), na Horta Comunitária do Menino Jesus, fez parte da programação da 1ª Semana da Agricultura Familiar. O evento em alusão ao Dia do Agricultor conta com diversas atividades voltadas para o setor. Confira a programação para o restante da semana:

 

Quarta-feira (27) - Local: Auditório da Secretaria de Administração (Rua das Avencas, 1481)

8h às 9h30: Sanidade apícola

 

Quinta-feira (28) - Local: Auditório da Secretaria de Administração (Rua das Avencas, 1481)

8h às 9h30: Agroecologia e agricultura familiar;

9h30 às 11h: Plantas alimentícias não convencionais;

 

Sexta-feira (29) - Local: Auditório da Secretaria de Administração (Rua das Avencas, 1481)

8h às 9h30: Associativismo e cooperativismo como estratégias de fortalecimento da agricultura familiar;

9h30 às 11h: Turismo rural na agricultura familiar.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Ana Paula dos Santos