• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
  • 03:17h
05 de Abril de 2021

Com adesão de Sinop, consórcios de saúde cobram abertura de mais leitos para região

Com adesão de Sinop, consórcios de saúde cobram abertura de mais leitos para região

O consórcio público de Saúde Vale do Teles Pires, do qual o prefeito Roberto Dorner é vice-presidente, e o consórcio Região Norte Matogrossense, enviaram ao governador Mauro Mendes e ao presidente da Assembleia Legislativa Max Russi, ofício conjunto solicitando medidas urgentes para ampliação de mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como a abertura de no mínimo mais 100 novos leitos clínicos de enfermaria para atendimento a Covid-19 nas regiões de atuação dos dois consórcios, abrangendo 21 municípios e uma população aproximada de 600 mil habitantes.


Datado em 01 de abril, o documento destaca que com “o agravamento da situação, os leitos disponibilizados ainda não são suficientes para atender a demanda crescente de pessoas infectadas pelo Coronavírus e que necessitam de assistência médico-hospitalar urgente. Cabe ressaltar também que a nossa região não atende somente os municípios que integram estes Consórcios, mas sim uma macro região com mais de 30 municípios”, aponta o documento.


No ofício, assinado por Dorner e demais prefeitos dos municípios que compõem os consórcios, os gestores reforçam que estão atendendo as medidas emitidas no Decreto Estadual nº 874/2021, visando combater a disseminação do vírus com políticas de distanciamento social e conscientização. Além disso, destacam que adotaram medidas para a ampliação de leitos de enfermaria em unidades referência nos municípios, “porém na maioria dos casos faz-se necessário a remoção dos pacientes para leitos com maior gabarito e equipamentos adequados de alta complexidade, necessários para auxiliar no tratamento do paciente”, destaca outro trecho da nota.


Em Sinop, o hospital de campanha (Ala Covid) foi reaberto no início de março, anexo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na avenida André Maggi, com 20 leitos. De lá para cá, essa quantidade já foi ampliada algumas vezes e agora o hospital conta com 40 leitos, sendo que 10 são para estabilização de pacientes, 4 para enfermaria pediátrica e 26 leitos de enfermaria adulto. 


Já no hospital regional de Sinop, que atende também pacientes de outros municípios, são 29 leitos de UTI e 26 leitos de enfermaria. Nos dois casos, os leitos estão sendo utilizados em sua totalidade há alguns dias. 
Conforme a última atualização do Painel Interativo Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde, também ocorrida domingo à tarde, no momento não há vagas disponíveis em todo o Estado e a fila de espera por um leito de UTI é composta por 122 pessoas. 

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Karoline Kuhn