• Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
  • 01:10h
15 de Julho de 2022

Apresentada estrutura e equipes de combate a incêndios em Sinop; atuação conjunta dos Bombeiros, Defesa Civil e Meio Ambiente

Apresentada estrutura e equipes de combate a incêndios em Sinop; atuação conjunta dos Bombeiros, Defesa Civil e Meio Ambiente

Foi apresentada na manhã dessa sexta-feira (15) a estrutura e contingente de combate a incêndios urbanos e florestais em Sinop. O trabalho será realizado em parceria da secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e operacionalização do Corpo de Bombeiros Militar. O período proibitivo das queimadas já está vigente, desde o dia 1 de julho e segue até 30 de outubro.

As denúncias e atendimentos serão concentrados no Corpo de Bombeiros, através do número 193. Serão 6 equipes atuando no momento, com incremento de outras 5 em agosto, período de seca intenso, com grande probabilidade de ocorrências de queimadas. Além dos militares, a atuação também será em conjunto com equipes da Defesa Civil Municipal, que foi instaurada e já está operando, e da secretaria de Meio Ambiente, que fará atuações e fiscalizações nas propriedades, podendo aplicar multas de até R$2.440 por hectare queimado na área rural.

O monitoramento dos focos de incêndios também é realizado pela sala de situação, onde estão concentrados monitores que exibem imagens de satélites, por meio de uma plataforma da agência americana (NASA), trazendo informações sobre incêndios em intervalos de 15 a 20 minutos após a captura das ocorrências.

Segundo o Ten. Cel. Jean, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, essa é uma ação primordial ao que tange o combate a incêndios urbanos e florestais. “Esse ano estamos com novidade que é o reforço operacional. Todo ano eram contratados brigadistas, mas com o advento da lei da jornada delegada extraordinária nós, juntamente com a Prefeitura, ao invés de contratar brigadistas, vamos reforçar as equipes de militares, que tem maior capacidade técnica, experiência operacional, com maior qualidade no atendimento à população. Além disso, vamos incrementar nova logística com o auto tanque recém entregue ao Batalhão pelo Governo do Estado, vamos ativar outra viatura de combate incêndios na região da Figueiras e uma caminhonete composta por militares e defesa civil”, explicou.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Ivete Malmann, as equipes da secretaria e Defesa Civil estarão atuando em conjunto, para prevenir focos de incêndios e fiscalizar, os casos de irresponsabilidade no período proibitivo. "Fazendo esse alerta uma vez que esse período traz grandes problemas com saúde pública e danos ambientais. A Prefeitura também investiu em dois kits de combate, que estão equipados nos veículos, com reservatório de água, bombas, mangueiras, entre outros equipamentos. Esse trabalho é uma ação de combate, mas também pretendemos trabalhar todo o preventivo pra evitar queimadas”, destacou.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Everton Medeiros