Com início na segunda-feira (5), a semana de encontros literários promovida pelo projeto sociocultural “Lê Pra Mim?”, que incentiva a leitura de livros infantis para crianças de 4 a 10 anos, ocorrerá em cinco escolas da rede municipal de ensino. A ação contará com a participação de personalidades conhecidas a nível nacional, os atores Lucinha Lins e Rodrigo Fagundes.
Essa será a primeira edição do projeto em Sinop e também terá a presença de personalidades do município, como as escritoras de livros infantis, Maria da Paz Sabino e Jaqueline Diel, o jornalista Alessandro Gomes e outros nomes. A iniciativa busca estimular o imaginário e o interesse pela literatura desde a infância e faz isso por meio da leitura de livros infantis brasileiros com os alunos de escolas públicas.
Os encontros ocorrerão em dois períodos, pela manhã, às 9h30, e, à tarde, às 14h30. A primeira escola a receber o projeto será a EMEI Alvorada, na segunda-feira (05), na terça-feira (6), a EMEB Profª Shieley da Costa Fortuna, dia 7 o encontro será na EMEB Ana Cristina de Sena, na quinta-feira (8) na EMEI Neuza Nadir Fuzinatto Graf e para encerrar a programação, a EMEB Armando Dias, na sexta-feira (9).
A cada encontro, dois livros infantis serão lidos, os convidados também terão um momento de compartilhamento das suas trajetórias de vida com as crianças e, ao final do encontro, serão entregues livros infantis para os alunos, com o objetivo de incentivar a continuidade do hábito de leitura. “Será uma alegria receber o projeto Lê pra Mim nas nossas escolas e proporcionar mais um momento de estímulo à leitura com os alunos, será uma oportunidade de reforçar para eles o quanto a leitura é importante e o tanto que ela pode ser divertida e empolgante”, considerou a secretária de Educação, Salete Rodrigues.
Como um dos objetivos do projeto é promover a inclusão e tornar a experiência da leitura mais acessível, cada sessão contará com um intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que fará a tradução simultânea. “Além disso, há capacitação em vídeo para professores com técnicas de “Pós-Leitura” e oficinas online para pais e funcionários das escolas, incentivando a prática da leitura dentro e fora da sala de aula”, destacou a idealizadora do projeto, a atriz Sônia de Paula.
O “Lê pra mim?” teve início em 2010 e já realizou 44 edições em 24 cidades do Brasil. O projeto foi criado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, ambos da Associação Cultural Somar Ideias.
Fonte: Assessoria da Prefeitura