• Sábado, 28 de Junho de 2025
  • 04:59h
27 de Abril de 2021

MT registra 1,5 mil novos casos e 51 óbitos por Covid-19 em 24 horas

MT registra 1,5 mil novos casos e 51 óbitos por Covid-19 em 24 horas

Mato Grosso registrou 1.543 novas confirmações de casos de coronavírus e 51 óbitos nas últimas 24 horas. Os números são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

 

De acordo com a Pasta, até a tarde desta terça-feira (27) foram notificados um total de 356.629 casos da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 9.631 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

 

Do total de casos confirmados, 8.888 estão em isolamento domiciliar e 336.385 estão recuperados.

 

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 513 internações em UTIs públicas e 363 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 91,94% para UTIs adulto e em 44% para enfermarias adulto.

 

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (75.611), Rondonópolis (26.392), Várzea Grande (23.904), Sinop (18.772), Sorriso (12.566), Tangará da Serra (11.699), Lucas do Rio Verde (11.266), Primavera do Leste (9.992), Cáceres (7.591) e Alta Floresta (6.819).

 

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

 

O documento ainda aponta que um total de 312.774 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 902 amostras em análise laboratorial.

 

Cenário nacional

 

Na segunda-feira (26), o Governo Federal confirmou o total de 14.369.423 casos da Covid-19 no Brasil e 391.936 óbitos oriundos da doença.

 

No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 14.340.787 casos da Covid-19 no Brasil e 390.797 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

 

Recomendações

 

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

 

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

 

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;


- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;


- Evitar contato próximo com pessoas doentes;


- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;


- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 
 

Fonte: midianews

Autor: DA REDAÇÃO Foto Rubens Cavallari/Folhapress