• Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
  • 05:21h
06 de Abril de 2022

Mato Grosso recebe 98 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Mato Grosso recebe 98 mil doses de vacinas contra a Covid-19

O Ministério da Saúde enviou ao Estado mais 98 mil doses de vacina para imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. As novas remessas de Janssen e Pfizer chegaram nessa terça-feira (05.04), por meio de um voo da Latam, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Foram enviadas 58.400 doses de Janssen para imunização de reforço e 39.600 doses de Pfizer para imunização de crianças de 5 a 11 anos.

Imediatamente após a chegada dos imunizantes, as equipes da Vigilância Estadual trabalharam no recebimento das vacinas, conferindo a quantidade e fazendo a catalogação e encaixotamento das doses.

Conforme pactuado na Comissão Intergetores Bipartite (CIB), os municípios não precisarão solicitar doses infantis à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), pois, para este público, as vacinas serão distribuídas pelo órgão estadual. A resolução sobre essa decisão será publicada ainda nesta semana.

Já as doses de reforço da Janssen serão distribuídas de acordo com a Resolução CIB nº 126 de 2021, mediante solicitação das gestões municipais. A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível com a necessidade local.

Até o momento, Mato Grosso já recebeu 7,8 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19.

Fonte: SES-MT

Autor: Fernanda Nazário | SES-MT Foto por: Christiano Antonucci