• Sábado, 28 de Junho de 2025
  • 04:27h
29 de Abril de 2021

Após 57 dias, taxa de ocupação de UTIs de MT volta a ficar abaixo de 90%

Após 57 dias, taxa de ocupação de UTIs de MT volta a ficar abaixo de 90%

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltadas para covid-19 em Mato Grosso voltou a ficar abaixo dos 90% após 57 dias. Conforme o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), divulgado na tarde desta quarta-feira (28.04), a ocupação agora está em 84,21% e não há nenhum paciente grave em fila de espera para ser atendido. Apesar dos sinais de arrefecimento, a situação ainda é considerada grave. 

 

A última vez que Mato Grosso havia registrado taxa de ocupação de suas UTIs voltadas para covid-19 abaixo de 90% foi em 3 de março. Desde lá, a taxa foi oscilando, chegando a registrar 98,6% em 06 de abril e vários pacientes em filas de espera para receber atendimento. A situação é considerada crítica por especialistas e instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que monitora semanalmente a evolução da pandemia do coronavírus no Brasil. 

 

Conforme a Fiocruz, a situação só deixa de ser considerada como iminente colapso quando a taxa cai para menos de 80%. A última vez que isso aconteceu em Mato Grosso foi em 23 de fevereiro, quando a taxa ficou em 72,85%. Muitos hospitais no estado ainda estão sem vagas para atender novos pacientes graves, como é o caso do Hospital Universitário Júlio Müller. 

 

Além do Hospital Universitário, outras 11 unidades estão com a taxa de ocupação de suas UTIs de atendimento de adultos com covid-19 em 100%. São elas: Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito (Tangará da Serra), Hospital Municipal de Juína, Hospital Municipal de Querência, Hospital Regional de Água Boa, Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, Hospital Regional de Sinop, Hospital Regional de Sorriso, Hospital Regional de Cáceres, Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro (Nova Mutum), Hospital São Lucas do Rio Verde e Hospital Vale do Guaporé (Pontes e Lacerda). 

 

De acordo com SES-MT, há 610 leitos de UTI adulto e 15 pediátrico em todo o estado. Há 464 adultos internados em estado grave e nove crianças nesta mesma situação. Nas enfermarias, a taxa de ocupação é de 44%. Há 470 leitos disponíveis e 774 pessoas internadas. Até esta quarta-feira (28.04), o estado registrou 9.696 mortes em decorrência da doença. E mais de 10% da população já foi contaminada pelo vírus.  

Fonte: pnbonline

Autor: Safira Campos Da Redação Foto Governo de Mato Grosso