• Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
  • 07:48h
11 de Agosto de 2022

Sete candidatos se apresentaram para a disputa a única vaga aberta ao Senado Federal por Mato Grosso Veja quem são

Sete candidatos se apresentaram para a disputa a única vaga aberta ao Senado Federal por Mato Grosso Veja quem são

Sete candidatos se apresentaram para a disputa a única vaga aberta ao Senado Federal por Mato Grosso nas eleições de 2022. A votação ocorre no dia 2 do outubro.


Os partidos do Estado tiveram até o fim de semana para protocolar as atas das convenções partidárias em que foram definidos os nomes dos postulantes.


Os registros dos postulantes ainda serão submetidos a análise da Justiça Eleitoral, que dará aval da homologação dos projetos políticos juridicamente.

Confira abaixo quem são os candidatos ao Senado Federal por Mato Grosso:


Wellington Fagundes (PL)
O senador Wellington Fagundes (PL) concorre à reeleição na chapa do governador Mauro Mendes (União). Ele terá como primeiro-suplente o ex-secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho (União) e Joaquim Diógenes Jacobsen (PSB) na segunda-suplência.


Fagundes é médico veterinário e presidente do Partido Liberal no Estado. Foi eleito senador pela primeira vez em 2015.


Neri Geller (PP)
O deputado federal Neri Geller (PP) também disputa ao cargo ao lado da ex-reitora Maria Lúcia Neder (PCdoB), que será sua primeira-suplente e do ex-vice-prefeito de Juína, Luiz Brás (PT), que acompanha na segunda-suplência.


Neri é um produtor rural, empresário e político brasileiro, presidente do Progressistas. Foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, atualmente, exerce o cargo de deputado federal de Mato Grosso.


Antônio Galvan (PTB)
Ex-presidente da Aprosoja, o produtor bolsonarista Antônio Galvan, tem como primeiro-suplente Jairo Tomio Ishikawa (PTB) e segundo-suplente Gina Defanti (PTB).


Com formação técnica em contabilidade, chegou em Mato Grosso no ano de 1986 e atualmente é produtor rural no município de Vera, Região Norte do Estado.


Jorge Yoshiaki Yanai (DC)
Representando a Capital do Nortão, o empresário de Sinop (479 km de Cuiabá), Dr.Jorge Yoshiaki Yanai (DC), disputa ao senado com Paulo Cesar (Agir) na primeira-suplência e na segunda-suplência Egberto Barros (DC).

 

José Roberto (Psol)
O professor José Roberto (Psol), que tem em sua primeira-suplência o enfermeiro Vanderley da Guia (Psol) e na segunda suplência o vigilante Manoel Melo (Psol).


Roberto também presidente do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) em Mato Grosso.


Feliciano Azuaga (Novo)
O servidor público Feliciano Azuaga (Novo) terá como primeiro-suplente, o arquiteto Nicácio Lemes Jr (Novo). Já na segunda suplência fica o empresário Mauro Japonês (Novo).


Feliciano é membro da comunidade de inovação HUBNORTE, professor universitário e ex-diretor de inovação tecnológica na UNEMAT, onde também é pesquisador no departamento de Economia e coordenador do Centro de Informações Socioeconômicas CISE-UNEMAT.


Kassio Coelho (Patriota)
O vereador Kassio Coelho (Patriota), que tem como primeiro-suplente o Pastor Osmário Daltro (Patriota) e na segunda-suplência a empresária Andrea Scheffer (Patriota).


Kassio é membro da Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá e representante da bancada evangélica.

Fonte: gazetadigital

Autor: Allan Mesquita Foto Montagem/Mato Grosso