• Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
  • 10:11h
19 de Fevereiro de 2021

MP investiga professora e mais 2 por falsificação de documento público em MT

MP investiga professora e mais 2 por falsificação de documento público em MT

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um inquérito civil para investigar três pessoas por improbidade por suspeita de danos ao erário e dentre elas está uma professora de 52 anos que no ano passado chegou a ser presa em flagrante tentando vender uma arma com numeração raspada. Ela também foi exonerada da Prefeitura de Cuiabá em maio de 2019 por abandono de emprego.

A portaria é assinada pelo promotor de Justiça, Célio Joubert Fúrio, titular da 35ª Promotoria de Justiça do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa. No documento não está claro quais foram os fatos e circunstâncias praticados pela professora pelos dois homens também alvos da investigação.

Contudo, diz haver necessidade de abertura de investigação para promoção das medidas de responsabilização civil dos atos ímprobos praticados por M.A R.J, por S.G.Q e também por G.B.M, que teria sido beneficiado pelo ato ímprobo decorrente de crimes de falsificação de documento público e falsidade ideológica praticados pelos 2 primeiros investigados.

Na portaria, consta que existem nos autos elementos iniciais que justificam a instauração de inquérito civil para apurar fato autorizador da defesa e tutela dos interesses ou direitos a cargo do Ministério Público. “Resolve instaurar inquérito civil para apurar eventuais atos de improbidade administrativa, de danos ao erário ou promover a declaração de nulidade ou anulação de atos lesivos ao patrimônio público ou a moralidade administrativa”, diz trecho do documento que afirma ainda ser “necessária a complementação de informações visando colher elementos para identificação e melhor delimitação dos investigados, dos fatos e do objeto da apuração”.

 
 

Dentre as providências adotadas pelo promotor Célio Fúrio, está o envio de ofício à 7ª Procuradoria de Justiça Criminal para remeter cópia da denúncia e informar o número do procedimento investigatório inicial correspondente a um inquérito policial instaurado em maio de 2019. A portaria foi publicada por Célio Fúrio na última quinta-feira (18).

FLAGRADA COM ARMA

A professora investigada no inquérito do MPE foi presa em flagrante pela Polícia Militar em junho de 2019 quando tentava vender um revólver calibre 38 no estacionamento do supermercado Atacadão no bairro Porto, em Cuiabá. A arma pertencia ao marido dela e estava com a numeração raspada, escondido dentro da bolsa dela. À época, ela disse aos policiais que iria apenas entregar o revólver ao comprador a pedido do esposo dela.

Em 27 de maio de 2019, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) publicou um ato exonerando a servidora em virtude da consumação da infração de abandono de cargo público. O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra ela foi instaurado em setembro de 2016 e tramitou na Corregedoria-Geral do Município.

Fonte: folhamax

Autor: WELINGTON SABINO Da Redação