Apoiado pelo governador Mauro Mendes (União) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu palanque, o ex-vereador cassado e deputado Federal Abilio Brunini venceu as eleições e é o próximo prefeito de Cuiabá. Ele derrotou o médico Lúdio Cabral no segundo turno, que teve votação encerrada às 16h deste domingo, mas a apuração já dava vitória ao liberal por volta das 16h35.
Com o resultado, o bolsonarismo se consolida em Mato Grosso, tendo suas 5 principais cidades administradas por prefeitos do PL. Além de Abilio, em Cuiabá, Roberto Dorner (PL) foi eleito em Sinop, Fláviua Moretti (PL) está em Várzea Grande, Cláudio Ferreira chefia do Executivo de Rondonópolis e Sergio Machnic (PL) desbancou o atual vice-prefeito Ademir Goés (União) em Primavera do Leste.
Abílio teve uma campanha marcada por ataques aos oponentes durante debates e nos programas eleitorais. Ele chegou a ir contra seu apoiador no segundo turno, o governador Mauro Mendes, ao propor equivocadamente a anulação da Lei da Pesca, que proíbe captura, comercialização e armazenamento do pescado pelos próximos 5 anos. O texto acabou retirado de pauta na Assembleia Legislativa.
Outro ponto polêmico que “estourou” nas últimas semanas foram as ligações que o prefeito Emanuel Pinheiro teria recebido de aliados de Abilio pedindo apoio ao candidato. Todos negaram tal proximidade.
A campanha de Abilio teve como principal destaque o combate a corrupção na Prefeitura de Cuiabá. Ele afirmou que vai “varrer” servidores corruptos e promover um secretariado estreitamente técnico.
Fonte: gazetadigital
Autor: Jessica Bachega Foto Gabriella Arantes