• Quinta-Feira, 26 de Junho de 2025
  • 07:36h
23 de Junho de 2025

Inmet emite alerta de perigo para queda brusca de temperatura em Mato Grosso

Inmet emite alerta de perigo para queda brusca de temperatura em Mato Grosso

Com a chegada oficial do inverno, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para risco de declínio acentuado nas temperaturas em diversas regiões de Mato Grosso. O aviso é classificado com grau de severidade “perigo”. Na região Centro-Sul do estado, as temperaturas podem chegar a 12°C.
 

Segundo o INMET, o alerta é motivado pela previsão de queda superior a 5ºC na temperatura, o que representa risco à saúde da população, especialmente para grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
 

Em Cuiabá, a segunda-feira (23) começa com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. A temperatura varia entre 22 °C e 33 °C, com umidade máxima de 85%. Na terça-feira (24), a instabilidade continua e, já na quarta-feira (25), a mínima pode chegar a 15 °C. Apesar da queda, o calor volta a dar sinais na sexta-feira (28), com máxima prevista de 35 °C.
 

Na vizinha Chapada dos Guimarães (67 km ao norte), o céu permanece encoberto nesta segunda-feira, com possibilidade de chuva. A mínima do dia é de 16 °C e deve cair ainda mais, para 13 °C, na quarta-feira. As máximas na região devem variar entre 25 °C e 35 °C, com umidade entre 100% e 20%.

Em Sinop (500 km ao norte da capital), o frio não chega com tanta força, mas os moradores devem sentir uma trégua no calor. As mínimas previstas ficam entre 17 °C e 24 °C, enquanto as máximas podem atingir até 36 °C.

 

Em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), o tempo segue com muitas nuvens e possibilidade de chuva nesta segunda e terça-feira. As temperaturas mínimas oscilam entre 14 °C e 19 °C, com máximas de até 35 °C.

 

Já em Sorriso (420 km ao norte), a semana começa com céu com nuvens e previsão de chuva até quarta-feira. As mínimas devem ficar entre 16 °C e 23 °C, e as máximas podem alcançar 36 °C.

 

Na região oeste do estado, Cáceres (225 km de Cuiabá) será uma das cidades mais impactadas pela frente fria. A mínima prevista para quarta-feira é de 12 °C, com máximas variando entre 21 °C e 35 °C.

 

O INMET reforça que a população deve se manter informada e tomar precauções, como manter-se aquecido, evitar exposição prolongada ao frio e cuidar da hidratação, especialmente em dias de baixa umidade. A frente fria é a primeira com força significativa neste inverno e exige atenção redobrada.

Fonte: gazetadigital

Autor: Maria Klara Duque - Especial para o GD Foto João Vieira