O acidente com um avião de pequeno porte que matou os pilotos Zelicio Filgueira Tomaz, de 58 anos, e Rafael Pereira Guedes, de 22, foi classificado preliminarmente pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) como “falha ou mau funcionamento do motor”.
De acordo com informações divulgadas pelo G1, a classificação é inicial e não representa, neste momento, a definição da causa da queda.
Conforme o órgão, a investigação busca identificar possíveis fatores que contribuíram para a ocorrência e propor medidas de prevenção para evitar novos acidentes, sem objetivo de apontar culpa ou responsabilização.
O acidente ocorreu na tarde de 18 de setembro, na Fazenda Água Funda, às margens da MT-130. Segundo a Polícia Civil, a aeronave estava em manutenção em Primavera do Leste e realizava um voo de teste quando caiu na região de Poxoréu.
O Corpo de Bombeiros de Primavera do Leste e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu foram acionados para atender à ocorrência.
Quando chegaram ao local, os bombeiros encontraram a aeronave completamente destruída pelas chamas. Os corpos das duas vítimas foram localizados entre os destroços.
Com o impacto da queda, a aeronave pegou fogo e as chamas se espalharam pela vegetação e pela área de pastagem da propriedade.
As circunstâncias da queda seguem sendo investigadas pelo Cenipa.
Fonte: midianews
Autor: LIZ BRUNETTO