• Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
  • 11:43h
16 de Agosto de 2022

Ações do MS em terra indígena no Pará terão apoio da Força Nacional

Ações do MS em terra indígena no Pará terão apoio da Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública foi autorizada a apoiar nas atividades do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins, na Terra Indígena Parakanã, no Pará. A solicitação foi feita pelo Ministério da Saúde (MS). A portaria com a autorização, assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (16).

De acordo com a portaria, os militares atuarão nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e na segurança das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 90 dias, a contar de hoje até 13 de novembro deste ano. O trabalho será realizado em articulação com os órgãos de segurança pública do Pará, sob a coordenação da Polícia Federal.

“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, diz ainda o documento.

A Terra Indígena Parakanã está localizada no munícipio de São Félix do Xingu. O Povo Parakanã, que se autodenomina Awaeté, está distribuído em 11 aldeias na região. Eles foram contatados pela primeira vez em março de 1971, durante a abertura da Rodovia Transamazônica, nas proximidades do rio Tocantins.

 

 

Edição: Aécio Amado

Fonte: agenciabrasil

Autor: Agência Brasil - Brasília