Pela primeira vez neste ano, após nova alta nos casos de infecções e mortes por Covid-19, Cuiabá zerou a fila de espera por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19.
Até a manhã desta quinta-feira (22), já não havia nenhum morador de Cuiabá nela, e contava apenas com 13 pacientes. No entanto no início da noite já não havia mais nenhum morador aguardando por leito, de acordo com a Central de Regulação de Urgência e Emergência.
“É com uma alegria que não cabe no peito, que recebo esta notícia. Estamos vivendo em tempos difíceis, mas eu acredito e tenho fé que ainda vamos melhorar mais, e conseguir desocupar ainda mais os leitos de enfermarias e UTIs da Capital. A vacinação está fluindo bem, e com a ampliação de novos polos de imunização, a tendência é só diminuir os casos de Covid, não só na nossa Capital, mas no Estado inteiro”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro. Para poder atender as vítimas da pandemia, Cuiabá atuou com 155 leitos exclusivos de UTI para Covid19.
Desde o início do mês de março, quando surgiu uma nova onda de pessoas que contraíram o vírus, que as filas de UTIs Covid não paravam de crescer. Todos os dias eram mais de 100 pessoas de todo o Estado, que aguardavam por um leito. Quase todos os dias havia mais de 180 na fila, mas o pico ocorreu mesmo quando 214 pessoas estavam na lista de espera.
Esse número só começou a cair há cerca de uma semana. Na segunda-feira (12), por exemplo, foi a primeira vez que a Capital registrou um número abaixo de 100 na lista de espera. Havia 83 pessoas. Na terça (13), 83, na quarta (14), 80, na quinta (15), 68, na sexta (16), 39, e assim sucessivamente.
Ao analisar outros pontos, é possível verificar que Cuiabá apresenta melhora em outros aspectos relativos à covid-19. Por exemplo, no final de março deste ano, quando houve o pico de mortes, o Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro) chegou a ficar com 98% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. Nesta quinta-feira (22), a ocupação é de 75%.
Também é possível observar que as internações e mortes por Covid-19 de pessoas acima de 80 anos de idade reduziu na capital. Os cuiabanos dessa faixa etária são os únicos do grupo de idosos que já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19 há mais de um mês, ou seja, já passaram pelo período de produção de anticorpos. Nesta quinta (22), somente uma idosa acima de 80 encontra-se internada no Hospital Referência à Covid-19 e dois idosos de Cuiabá nessa faixa etária no Hospital São Benedito.
Fonte: midianews
Autor: DA REDAÇÃO Foto Arquivo/MidiaNews