• Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2024
  • 14:37h
08 de Abril de 2024

Cuiabá 305 anos: os cinco últimos prefeitos e seus legados para a população

Cuiabá 305 anos: os cinco últimos prefeitos e seus legados para a população

Em seus 305 anos de história, Cuiabá teve 40 gestões de prefeitos e vices desde 1920, quando passaram a ser realizadas eleições para o cargo. Alguns assumiram o cargo por mais de uma vez, caso de Dante de Oliveira, e três foram reeeleitos - Roberto França, Wilson Santos e Emanuel Pinheiro.

J1 fez um balanço dos cinco últimos prefeitos e seus principais legados para a capital. Confira abaixo:

Roberto França (1996 - 2004)

A gestão de Roberto França ficou marcada por mais de 1 mil obras por toda da Capital. Ela começou em 1997 e terminou em 2004, já que ele foi o primeiro prefeito reeleito da Capital.

Entre as principais obras de França estão a criação do Mercado Municipal, que substituiu a antiga Feira do Porto, o Aquário Municipal, além de mais de 20 mini-estádios espalhados pelos bairros da cidade. Entre os programas que implantou está o Siminina, que garante assistência às meninas em vulnerabilidade social.

Entre os 'pontos fracos' da gestão está a relação com os servidores. Deixou o cargo sendo acusado de ter três meses de salários atrasados.

Wilson Santos (2005 - março de 2010)

Sucessor de França, Wilson Santos ficou no Palácio Alencastro entre janeiro de 2005 a março de 2010. Reeleito em 2008, o então tucano renunciou ao mandato para disputar o Governo do Estado, onde acabou derrotado por Silval Barbosa.

Sob sua gestão, foi criada a Avenida das Torres, obra de 12 quilômetros que inicia na Avenida dos Trabalhadores e vai até o Pedra 90, bairro até então afastado da região central. Também foi responsável pela construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Tijucal, que levou água tratada a dezenas de bairros da Capital. Regularizou o salário dos servidores públicos e ampliou os Programas de Saúde da Família.

No esporte, criou o Peladão, que hoje é considerado um dos maiores torneios de futebol amador do país, já em nível estadual.

Chico Galindo (março de 2010 a 2012)

Vice de Wilson Santos, assumiu a prefeitura em março de 2010 e ficou até dezembro de 2012. Não realizou obras impactantes. Entre os principais programas que realizou está o Poeira Zero, que visava asfaltar bairros da Capital, mas não chegou a ser concluído.

Sua gestão ficou marcada pela privatização da Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital), transferindo a gestão da distribuição de água e tratamento de esgoto para a iniciativa privada. À época, a CAB Cuiabá assumiu a gestão e foi alvo de reclamações por conta da falta d'água em vários bairros.

Outra curiosidade do mandato de Galindo foi o patrocínio para que Cuiabá fosse tema do Carnaval da escola de samba Estação Primeira da Mangueira no ano de 2013. O contrato foi de mais de R$ 3,5 milhões.

Sem popularidade, Chico optou por não concorrer à reeleição.

Mauro Mendes (2013 - 2016)

Sucessor de Galindo, Mauro Mendes (2013 - 2016) foi o responsável por iniciar as obras do novo pronto-socorro de Cuiabá, que na gestão Emanuel mudou a referência para Hospital Municipal de Cuiabá. Também inaugurou dois parques na Capital - das Águas e Tia Nair -, além de revitalizar a primeira etapa da Orla do Porto. Na Saúde, inaugurou o Hospital São Benedito.

Na Infraestrutura, criou o programa Novos Caminhos, para asfaltar bairros. No Saneamento Básico, trocou a concessionária de água e esgoto. Saiu a CAB Cuiabá, que não cumpriu diversos itens do contrato, e assumiu a Águas Cuiabá, empresa do Grupo Iguá.

Avançou muito no programa Siminina, que foi tocado pela primeira-dama Virgínia Mendes.

Mauro deixou a gestão com a popularidade em alta, mas não concorreu a reeleição alegando a necessidade de priorizar a família e as suas empresas, que encontravam-se em recuperação judicial. Dois anos depois, retornou à política e se elegeu governador do Estado.

Emanuel Pinheiro (2017 - 2024)

Sucessor de Mauro Mendes, Emanuel Pinheiro assumiu a prefeitura de Cuiabá em janeiro de 2017 e foi reeleito em 2020. Entregará o mandato em dezembro deste ano.

Na sua gestão, inaugurou o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), além do Parque Tia Nair e da Família. Na Infraestrutura, criou o programa Minha Rua Asfaltada para levar asfalto aos bairros que ainda necessitam de melhor infraestrutura. Entregou recentemente a duplicação da Avenida dos Trabalhadores e está construindo o Contorno Leste da Capital, avenida que terá 17 quilômetros de extensão.

Inaugurou a reforma do Mercado Municipal e revitalizou os casarões da Orla do Porto. Também fez a segunda etapa da Orla do Porto. Está realizando as obras do Mercado Miguel Sutil, na região central da Capital em parceria com a iniciativa privada.

Fonte: j1agora

Autor: DO J1